quinta-feira, 31 de março de 2011

RAIO X WEBER

MATÉRIA DA AUTO MAGAZINE ESCRITA PELOS PREPARADORES DA RALLY RACING, NA ÍNTEGRA EXCLUSIVAMENTE PARA VOCÊ QUE ACOMPANHA NOSSO BLOG!!!


          Para se mexer em um carburador é necessário entender seu funcionamento, o que acontece em seu interior!
Nesta edição faremos um raios-X em uma Weber

          No carburador temos quatro principais fases de funcionamento quando bem compreendidas facilitarão o acerto do motor, são elas:

·          Marcha lenta
·          Progressão
·          Sistema de aceleração rápida
·          Principal

motor AP turbo, Carburador Weber IDF, Pistão e bielas Forjados 
By: Equipe de preparadores da Rally Racing

             Marcha lenta é responsável em manter o motor em funcionamento com a borboleta fechada.
Existe um orifício abaixo da borboleta onde o combustível altera o motor na marcha lenta. Nos carburadores Weber existem 03 parafusos responsáveis pela regulagem para acertar a dosagem de ar/combustível na marcha lenta.
O primeiro é o parafuso de rotação onde se regula a posição de repouso da borboleta em alguns casos a borboleta ficará levemente aberta. O preparador tem que tomar alguns cuidados, pois se muito regulado o parafuso de rotação da borboleta ficará muito aberta a ponto de acionar a fase de progressão e teremos um motor “sujo” ou seja, co excesso de combustível em baixas rotações e que vai contaminar o óleo do motor já na marcha lenta podendo danificar o óleo do motor e logicamente o motor.
O segundo parafuso é conhecido como a agulha da mistura ele é responsável pela dosagem de combustível para o motor no regime de marcha lenta.
Através da posição do parafuso podemos ter uma noção se o tamanho do giclê da marcha lenta está grande ou pequeno.
            Quando é necessário apertar todo o parafuso para se ter marcha lenta isto pode significar que o giclê está grande demais ou existem outros problemas, ou quando o contrário acontece temos que soltar toda a agulha da mistura, ou seja, o giclê está pequeno e mesmo soltando todo o parafuso a dosagem de combustível é pequena.
Mas não podemos esquecer do terceiro parafuso que é responsável pela dosagem de ar que entrará com o combustível vindo do giclê da marcha lenta e passará pela agulha da mistura.
Se o parafuso de ar estiver muito aberto pode ser que mesmo soltando toda agulha da mistura não será suficiente o combustível, nesse caso tenho que antes substituir o giclê da marcha lenta. Verificar se não estou mandando ar além do que a marcha lenta precisa. Ou quando fecho minha mistura para manter o motor em marcha lenta o parafuso de ar da marcha lenta pode estar muito fechada.
              Então antes de trocar o giclê de marcha lenta temos que primeiro equilibrar corretamente minha dosagem de ar/combustível pelo parafuso de rotação, agulha de mistura, parafuso de ajuste do ar.
Caso tenha feito isso não tenha sucesso na marcha lenta vou substituir o giclê da marcha lenta para depois regular os parafusos novamente.
               Vale lembrar que usando um Weber DCOE tenho um carburador por cilindro logo tenho o giclê de marcha lenta, agulha de mistura e parafuso de ajuste do ar individual. Para o perfeito acerto podemos utilizar um vacômetro para equalizar todos os cilindros iguais com isso tenho um motor mais equilibrado e uma marcha lenta mais estável.
Quando acerto minha marcha lenta corretamente tenho um motor mais liso e que limpa rápido.
Não podemos deixar de dizer que o regime de marcha lenta não serve somente para a marcha lenta é o regime que funciona em todos os rpm´s e regime do carburador. É uma arma preciosa no acerto de motores aspirados e turbos.

Progressão

            O sistema de progressão tem a finalidade de evitar buracos quando o acelerador sai do regime de marcha lenta e a borboleta é aberta e a quantidade de ar aspirado pelo coletor é muito grande, tornando a mistura pobre não permitindo o injetor e o sistema principal de atuarem sem ela, sem a progressão o motor apresentaria buracos de falta!
Para evitar esse problema são feitos furos pouco acima das borboletas fechadas quando aberto às borboletas esse combustível é arrastado pela depressão do coletor evitando buracos de falta.
             Nos carburadores Weber existe a possibilidade da retirada de um parafuso para se regular a dosagem do combustível na progressão com o aumento do furo ou até mesmo fazer outro orifício.
             Existem alguns carburadores na abertura desses orifícios primeiramente devem-se evitar exageros, pois quando feitos vários furos não podemos fechá-los depois, os furos só devem se abertos ou feitos outros quando se tem certeza que o problema de falta é responsável pelo regime de progressão.
               Existem alguns carburadores que abertos os furos aleatórios causam buracos ou excessos de combustível entre o primeiro e segundo estágio.

                                Então vem a pergunta quando devo mexer no regime de progressão?
               Quando meu motor apresenta buracos na aceleração a ponto de aumentar o giclê da marcha lenta e essa lenta fica prejudicada por excesso. Vou deixa a marcha lenta ideal diminuindo o giclê e aumentando a progressão.
Poucos dão importância à progressão, só se preocupam com o giclê principal tudo é aumentar o giclê principal com isso perde-se preciosos cavalos, pois o motor apresentará engasgos, buracos, falta ou excesso, quando bem acertado um carburador pode-se chegar a um acerto preciso, um motor liso, sem buraco, falta ou excesso e ganhar preciosos cavalos.

Injetor

               Um injetor nada mais é que uma bomba de aceleração rápida como o nome já diz quando pressionado o acelerador rapidamente o injetor entra em ação mandando a quantia calibrada pelo próprio injetor evitando buracos e falta.
              Um bom exemplo para saber se um injetor está funcionando ou é muito pequeno, seria quando estamos passando por um obstáculo e estamos em segunda marcha quando se pressiona o acelerador e o veículo apresenta buracos certamente o sistema de aceleração rápida não está funcionando ou o injetor está obstruído ou muito pequeno.
O injetor é muito importante em um motor ele auxilia também nas retomadas de marcha. Quando bem ajustados temos retomadas de marcha, mas rápidas. Em veículos turbo onde a turbina pega muito rápido o injetor auxilia no acerto evitando falta de combustível.

Regime Principal

              O regime principal do carburador como nome diz é o principal regime onde é responsável pela alimentação do motor em plena carga do acelerador.
              Muitos relacionam regime principal a giclê principal de combustível aonde não é verdade existem outros pontos muito importantes do regime principal onde temos que se atentar para termos um perfeito acerto, se não nada adianta colocar o maior giclê de combustível se os outros componentes do sistema principal não estiverem compatíveis ao motor.
               Temos que nos preocupar com o tipo de caneta ou tubo misturador para que regime de rpm´s ele é recomendado. Outro ponto é o tamanho do giclê de ar o tamanho do difusor secundário.

                 As Webers são preferência entres os preparadores por ser um carburador de fácil manuseio tomamos, por exemplo, uma solex 40 “deitada”, que tem seu giclê principal rosqueado diretamente na extremidade inferior do poço do carburador (cuba) para se trocar um giclê principal ou caneta, por exemplo, temos que remover o carburador e desmontá-lo e nos carburadores Weber o giclê principal é montado com leve interferência na extremidade inferior do tubo misturador (caneta), fazendo um único conjunto de três peças, giclê principal, caneta, e giclê correção de ar,uma janela na parte superior do carburador permite a remoção desse conjunto para sua troca!


Motor AP turbo, Carburador Weber IDF, Pistão e bielas Forjados 
By: Equipe de preparadores da Rally Racing






Um comentário:

  1. tenho um a.p. com140 c.v e duas solex 40 deitada qual seria a giclagem correta que eu preciso para elas;grato.

    ResponderExcluir